quarta-feira, 30 de maio de 2012

maionese verde

Quem é do interior sabe, lanchonete que se preze, tem que ter maionese verde!

Isso é uma das coisas que eu mais sinto falta aqui em São Paulo, apesar de, conseguir encontrar em alguns lugares, não é muito comum... Além de que, lanche de interior, são outros quinhentos... Enfim.... Aqui em São Paulo, quando bate aquela vontade matadora, eu e meu marido costumamos ir ao New Dog, que é uma lanchonete bacana e tem uma maionese verde considerável!!!

Mas, como eu sou metida a invencionices, resolvi fazer aqui em casa mesmo, para acompanhar um X-Salada Bacon! ( que, by the way, é meu lanche preferido! a combinação de alface+tomate+bacon num hambúrguer pra mim é simplesmente perfeita!)

Então, peguei uma receita, que originalmente é um MOLHO DE ALHO (para churrasco) e acrescentei cheiro verde! A receita do molho de alho é da Janaína, que além de minha amiga de infância é minha 'sograsta' (mulher do meu sogro!) Ela sempre faz esse molho nos churrascos e é maravilhoso, mas mesmo com a receita o meu nunca ficou igual!

X -Salada Bacon com maionese verde

A receita é a seguinte:

200 ml de leite gelado
1 batata cozida (já fria)
1 col de leite em pó
1 dente de alho
sal a gosto
1 col de cebolinha cheia
óleo para dar o ponto.

Coloca todos os ingredientes no liquidificador, sem o óleo e bate bem. Experimente o sal, e com o liquidificador ligado, vá acrescentando o óleo em fio até engrossar. (demora um pouquinho, paciência!!)

** Se quiser fazer só o molho de alho é só não acrescentar a cebolinha.
** a batata e o leite em pó são para engrossar mais rápido e poder diminuir a quantidade de óleo! {mais saudável! ;)}

Em outro post, vou colocar a receita do MEU HAMBÚRGUER CASEIRO!!! :)




terça-feira, 22 de maio de 2012

purê de mandioquinha com bacalhau desfiado

Tava eu aqui fuçando na minha cozinha, sem saber o que fazer pro jantar... eis que vejo uma porção de lascas de bacalhau dando sopa no freezer ( já dessalgado, demolhado e aferventado! ).
Então, resolvi que ia fazer o bacalhau, só não sabia como...
Como tinha mandioquinha na geladeira... achei que seria uma combinação perfeita, e foi!

purê de mandioquinha com bacalhau
Gente, isso ficou DELICIOSO!!! Super rápido e fácil de fazer!

É assim ó:

Purê de mandioquinha
3 mandioquinhas grandes cozinhas em caldo de legumes e espremidas
2 col de margarina
um pouco de leite ( é no olho mesmo, eu gosto que fique cremoso, mas firme!)
2 col de cream cheese  (esse aqui eu coloquei só pq tava dando mole na geladeira, mas faço sem normalmente...só que deu um toque a mais!)
2 col de parmesão ralado

Aqui é só misturar tudo!

Bacalhau
Lascas prontas de bacalhau (DDA - dessalgada, demolhada e aferventada!vi esse termo num livro uma vez e achei bem fácil de gravar!)
1 cabeça de alho, os dentes devem ser descascados e deixados inteiros
1 cebola picada
azeite

Colocar o azeite na panela e o alho ( é importante que nao deixe o azeite esquentar para depois colocar o alho, pra ele nao queimar fácil por fora e ficar cru ainda por dentro). Quando estiver fritinho, mas não torrados, adicione a cebola picada e vá mexendo, fritando... Ela deve ficar escurinha, nesse ponto, ela chega a ficar adocicada e dá um toque especial no prato. Então venho com o bacalhau e refogo um pouquinho.
**eu não tinha cheiro verde em casa, mas ficaria ainda mais gostoso se colocasse qdo desliga a panela.


Dica: é sempre bom ter no freezer, caso queira preparar uma receitinha de ultima hora, bacalhau preparado como disse acima, peito de frango cozido apenas em sal e desfiado, carne seca cozida, dessalgada, e desfiada... Assim, qdo vc quiser fazer uma receitinha, já tá na mão!!!
Então no prato, monte: purê de mandioquinha, o refogado de bacalhau por cima e regue com bastante azeite de oliva extra virgem! Hummm

Ah! eu servi com ervilhas tortas (que eu adoro!), e eu faço assim:

Ervilha torta:
Lave as ervilhas, e tire cuidadosamente as pontinhas, puxando o fio que vem junto de todo o comprimento. Dai jogo em água fervente com sal por 2 minutinhos, escorro, e coloco de volta numa panela com um pouco de margarina.
Pronto!

Como sempre, meu melhor termômetro: meu pequeno, dizendo que adorou o papá!!!

Pra quem adora cozinhar, nada melhor que um filho bom de garfo!!!

sábado, 19 de maio de 2012

Dica: Applebees

Hoje eu venho dar uma dica, porque afinal de contas esse blog não se trata apenas de receitas, mas de comida!

Depois de passar a manhã toda num curso, e meu marido no parque com meu filhote, fomos almoçar (as quase 14h30!) no Applebees, que é um lugar que eu simplesmente ADORO! E adoro por vários motivos! Dentre eles: comida deliciosa e SALA DE RECREAÇÃO PARA CRIANÇAS!!!!!
Quem tem filho pequeno sabe como isso é importante num restaurante! Poder sentar e comer tranquilamente é coisa rara entre os pais! Com o meu, graças a Deus, a salinha funciona muito bem! A gente sempre pega uma mesinha por perto, de onde possamos  vê-lo lá e pronto! Refeição salva!!!

Bom, voltando ao restaurante, o lugar é super aconchegante, transmite futebol (fator bem decisivo pro meu marido!), mas sem aquele estilo de boteco de futebol, dá pra comer, conversar tranquilamente... O cardápio é muito variado, desde Steaks, Pasta, Saladas, Costelinha... as entradas são um capítulo a parte! Vale a pena provar cada uma delas! E os Burguers... nossa!

Normalmente eu e meu marido optamos pelo prato Sampler, que é uma entrada GIGANTE, que deve ser pra quando vc vai em grupo, mas quando vamos nós dois, só pra tomar um chopp, só pedimos ela!! Vem costelinhas de porco ao barbecue, boneless buffalo wings (um franguinho num molho picante mara!), chicken quesadillas, Dip de espinafre e alcachofra, e tortillas da casa!Precisa de mais? 

Mas hoje resolvemos optar por um dos deliciosos Burguers !  Não tirei foto, mas...consegui umas imagens na net para ilustrar! E, preciso dizer, tudo lá é EXATAMENTE igual ao da foto!!! A foto definitivamente não é meramente ilustrativa como em alguns lugares! Copia fiel! :)

Escolhi o Cowboy Burger, que segue na foto:
Cowboy Burguer Applebees
Hambúrguer de 200g, queijo Jack-cheddar e bacon, servido com alface, cebola roxa, tomate, picles, Crispy Onion e molho southern BBQ em um pão levemente tostado


Meu marido escolheu um parecido, Big Apple Burguer ,mas com 2 hamburguers, o dobro de queijo e bacon e ao inves de molho bbq, molho applebees...
Os dois estavam PERFEITOS, hamburguer alto, mas ao ponto! Sensacional!

Pra fechar o dia com chave de ouro, uma sobremesa que, pra mim, é dos Deuses! Sizziling Apple Pie, que vem assim, como a da foto, borbulhante!!!

Deliciosa torta de finas camadas de maçã, sobre uma massa leve e crocante, coberta com um crust de nozes, servida em um skillet quente, acompanhada de calda de caramelo e sorvete de creme




Bom, nem preciso dizer que meu sábado foi delicioso, né!??!?!

Então, fica a dica! :)

quarta-feira, 16 de maio de 2012

abobrinha recheada

Por um erro de cálculo (exagerado!) no ultimo churrasco que fizemos em casa, sobrou MUITA carne pronta. Era espetinho, e , já imaginou jogar tudo no lixo? Não dá né! Que eu fiz? Congelei tudo, separando em porções e qualidade (carne, linguiça, kafta). E aos poucos vou eu, nas minhas 'invencionices' reaproveitando o que é possível!

Essa receita de hoje é uma delas, aproveitando espetinhos de linguiças prontos que estavam congelados, mas pra você que queira fazer a receita, pode usar aquelas linguicinhas fininhas, ou outra que preferir!

Fiz abobrinha recheada, não que eu tenha ido comprar as abobrinhas pensando no que fazer, mas, já que elas estavam na geladeira...



Ingredientes

2 abobrinhas medias, bem verdinhas!  (fiz mais uma pequenininha pro meu filhote)
2 linguiças fininhas picadas
azeite a gosto
1 cebola picada
1 tomate picado
1 xicara de queijo muçarela ( nossa, ainda acho estranha essa grafia!) ralada
queijo parmesão a gosto

Começo pelo recheio: Refogo a cebola em um pouco de azeite, acrescento a linguiça (se estiver crua, refogue bem, no meu caso, já estavam prontas e descongeladas) e logo depois os tomates, deixo refogando um pouco. Desligo o fogo e deixo esfriar. Depois de frio, adiciono o queijo muçarela, para não derreter antes da hora!  Enquanto isso...

...eu lavo bem as abobrinhas, com uma escovinha que tenho só para a cozinha, e fica escondidinha na gaveta de talheres, pra não ser confundida com outra qualquer.
Depois, corto as abobrinhas ao meio pelo comprimento, e retiro as polpas (como na foto abaixo!)


Agora é só rechear, cubrir com parmesão e levar ao forno, coberto por papel alumínio,  por uns 30 min ( + ou -).

O melhor de tudo nessa receita, foi ouvir do meu principezinho exclamar quando viu a pequenininha no prato dele: "Mãe, que papá bonito, huummm!!" Ganhei a noite, claro!!! (ainda mais pq ele não deixou nadinha de nada no prato!)





sopa creme de batata e bacon (e alho!!)

Tem coisa melhor que uma sopa quente num dia frio? Institui em casa que terça e quinta será o dia da SOPA enquanto durar o inverno!(ok, estamos no outono, mas aqui em SP tá fazendo frio de inverno!!!)
Eu amo. Meu marido, nem tanto, mas quando eu faço umas 'invencionices'...ele adora! Ainda mais quando ela vem acompanhada de uma taça de vinho...!
Bom, a imagem diz tudo:

sopa creme de batata, com bacon e queijo processado sabor queijo azul
Antes da receita, quero fazer um parênteses pra falar desses queijinhos processados, que comprei recentemente. Ele é um tipo de requeijão saborizado, uso com pão, lanches, mas achei uma finalidade muito boa, que tem sido na hora de servir aquela sopinha quente, coloco uma colherada no prato... Dá um toque muito especial! 
Esse ai da imagem é o sabor Azul Estilo Francês (sabor queijo azul!) ele é fabricado na Argentina e importado pela SanCor. Aqui eu encontro fácil em qualquer grande supermercado.


Vamos ao passo a passo...

Ingredientes
10 dentes de alho (é, eu amo alho!!)
6 batatas médias
água fervente suficiente para cobrir as batatas
sal a gosto
bacon para decorar
queijo processado da marca Tholem sabor Azul Estilo Francês
(PS: vc pode substitui-lo por requeijão, fica ótimo!!)

Mode de preparo
Primeiro, pico bem o bacon, e coloco numa panela grande para fritar. Quando estiver bem fritinho, retiro o bacon, deixando o óleo que soltou (e alguns pedacinhos menores que ficam pra trás), adiciono os 10 dentes de alho inteiros ( tem que ser inteiros, dão outro sabor) e frito um pouco, sem deixar queimar. Em seguida coloco as batatas, picadas, para cozinhar mais rápido, refogo um pouco e adiciono água fervente, de modo que cubra as batatas e ainda sobre um dedinho...adiciono sal ( importante! cuidado como sal, por causa do bacon no final! eu não costumo usar caldos nessa receita, para não interferir nos sabores!) então, deixo cozinhando até que a batata fiquei macia. Estando cozida, transfiro tudo para o liquidificador e bato até virar um creme homogêneo. Volto para a panela, para ferver de novo, e está pronto!
Disponho no prato, acrescento uma colher do queijo processado e o bacon picado!
Sirvo com pão italiano e uma taça de vinho, cai muito bem!


segunda-feira, 14 de maio de 2012

doce de uva!

Hummmm!! esse doce é uma delícia!!! e é tão fácil de fazer...


São três passos...bem simples!

1. Lave as uvas e arrume-as numa travessa, bem colocadinhas uma da lado da outra
DICA: eu uso UVA CRIMSON, sem sementes!

2. Numa panela coloque uma lata de leite condensado e uma colher de margarina. Leve ao fogo mexendo sempre, até desgrudar da panela.

3. Derreta uma barra de chocolate ao leite, e adicione uma lata de creme de leite. 

é só montar conforme a foto acima! :)

leve para gelar por pelo menos 2 horas antes de servir!

moqueca de caçao

Uma maneira bem facil e rapida de preparar um peixinho! Não é uma moqueeeeca de verdade, mas dá pro gasto!
Direto na penela, arrumo em camadas:

tomate em rodelas
postas de cação (já temperadas com um pouco de sal e limão)
cebola em rodelas
pimentão em rodelas
repita: tomates, cebolas, pimentão.
regue com azeite, adicione uma garrafinha de leite de côco, sal a gosto.
deixe ferver por uns 20 minutos, desligue o fogo e acrescente salsinha.

panela borbulhando!


prontinho!



 
 

bolo de iogurte

Começando o BLOG com uma receitinha fácil, mas muito gostosa... perfeita para o café da tarde desse dia frio que faz aqui em São Paulo! A receita está na própria foto!