Eu adorava fazer papinhas, pensar nas combinações, nos nutrientes, e sempre fiz papinhas bem variadas.
Então aproveitei que tenho dois bebezinhos na família no momento, para matar a saudade, e fazer umas papinhas pros pequenos!
Além disso, li uma mensagem hoje que é bem a minha cara... "Cozinhar é uma maneira de amar os outros" ... E eu acho que é bem isso mesmo... pelo menos pra mim... Faço com prazer, coloco amor, e o fato de alimentar, nutrir e acalentar que a comida tem, é um estímulo pra mim.
Resolvi postar porque tenho algumas amigas que estavam curiosas pra saber do que eram, como fiz, e ai estão...
Bom, vamos às papinhas...
Primeiro, é importante que você siga as orientações do seu PEDIATRA a respeito. Fazendo o acompanhamento devido, ele vai orientar a cada fase, o que já está liberado para a criança. Isso é muito importante, há certos alimentos que só devem ser dados de acordo com a idade. (como peixe, ovos, mel, e algumas frutas vermelhas...)
Essas receitas que seguem são para crianças que estão com 7 meses. Eles já estão liberados para legumes, verduras, carnes, grãos... E já estão comendo sem a necessidade de passar pela PENEIRA.
( IMPORTANTE, tenho visto bastante gente falar que bate a papinha no liquidificador... no meu caso, o pediatra do meu filho nunca deixou bater... desde a primeira papinha, ele aconselhou a PASSAR A PAPA POR UMA PENEIRA! O motivo: é que, ao mastigar os alimentos, o bebê estimula os músculos da face, essenciais para o desenvolvimento da fala e da deglutição. Além disso, as papas líquidas têm menos fibras. O melhor jeito de preparar a refeição é amassar os alimentos com garfo ou socador e, se for o caso, passá-los na peneira em seguida.Isso é sério gente!!! Tem crianças que não aprendem a mastigar! Isso pode acarretar muitos problemas futuros!
Uma dica: eu fazia sempre de 3 ou 4 panelas de uma vez... isso ajuda muito no dia a dia, que sabemos bem, é muito corrido para uma mamãe! Além de ficar diversificado, e o bebê não ter que comer todo dia a mesma papinha! É só peneirar tudo, colocar em potinhos próprios para isso bem fechadinhos ( pode ser tupperware comum, mas eu aconselho deixar só pra isso, pra não pegar gosto de outros alimentos...) e congelar. No dia de usar, se der tempo tira antes pra descongelar na geladeira, se não der...microondas...!
**Mas nunca faça 3 panelas grandes cheias para que não fiquei muito tempo as papinhas no congelador e tbem para que o bebê não enjoe.
Fiz as papinhas mais ou menos com o que comprei para o consumo da casa exceto pelo cará e pela erva doce, que vi numa receita de papinha da Mayra Abucham (Dedinho de Moça) e comprei pra isso!
Por isso, acabei fazendo duas com a mesma carne ( o frango)
Pra mim, o ideal não é fazer isso, eu costumava colocar em cada panela um alimento de cada grupo e se possível, não repeti-lo. ( dos grupos verdura e legumes 2 normalmente)
Fiz 3 sabores:
* 1. abóbora paulistinha com frango e lentilha
* 2. cará, erva doce, carne moída e batata doce
*3. beterraba, cenoura, brócolis e frango
Ingredientes: (Eu não sigo receitas, quase nunca! Então é tudo meio no olho! a quantidade a seguir deu para 2 potinhos de papinha de 200ml cada, de CADA SABOR!)
1.: 1 cebola, 1 filé de peito de frango, 1 tomate sem pele e sem semente, 1/2 xic. de lentilha, 1 abobora paulistinha ( com casca, bem lavada na escovinha! e sem sementes)
2.: 1 cebola, 1 xícara de carne moída, 1/2 xícara de erva doce(IMPORTANTE: não é aquela semente de erva doce que coloca no bolo de fubá hein! é o vegetal mesmo!!!!terceiro potinho da coluna do meio!) 1 batata doce, 1 cará.
3.: 1 cebola, 1 filé de peito de frango, 1 cenoura pequena, 1 beterraba, 5 buquês de brócolis, um punhadinho de macarrão de arroz)
ervas para temperar a gosto!
Você faz como uma sopa normal, refogando a cebola e alho primeiro (Ah esqueci de colocar o alho na foto!!!!mas ele entrou no tempero!), e os demais ingredientes, (segui a ordem que está na foto, de baixo para cima). Após estar tudo refogadinho, acrescento água FERVENTE ( importante, pois se colocar água fria você para o cozimento do alimento e algumas preparações podem até endurecer por isso). Coloque água até cobrir, e cozinhe dependendo do que tiver na panela.
Na pressão coloquei a de beterraba e a de lentilha, que demoram mais para cozinhar! A panela que não era de pressão tinha ingredientes que cozinham mais rápido e vc vai testando, e vendo o ponto do cozimento. A pressão deixei uns 30 minutos, abri, vi que a de beterraba ainda não estava molinha e deixei mais uns 10 minutos...
No meu caso, já não precisava mais penerar, então deixei tudo cozinhar bem, de maneira que amassando com um garfo ficasse na consistência que queria. O frango desfiei e depois ainda cortei no sentido contrário com a faca, pra ficar bem miudinho.
**ATENÇÃO!!!!!!
Comida de bebê deve conter a menor quantidade de sal possível! Invista em temperos como ervas frescas ou secas (salsinha cebolinha, manjericão, tomilho, alecrim...), alho, cebola, para que fique saborosa, e que a falta do sal não faça diferença, assim a criança sente melhor O SABOR DO ALIMENTO. ( não tem problema que a beterraba seja adocicada e a papa consequentemente fique mais pra docinha... eles não conhecem o sal e não precisam dele!!!!) ***Uma pitadinha basta!!!***
NUNCA USE CALDOS PRONTOS!!!! Aqueles de cubinho ou em pó... NUNCA!!!
Bom, espero ter ajudado alguma mamãe com as minha dicas!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário