segunda-feira, 31 de março de 2014

Papinhas de bebê!!!!

Há algum tempo eu não fazia papinhas, meu filhote já está com 5 anos!

Eu adorava fazer papinhas, pensar nas combinações, nos nutrientes, e sempre fiz papinhas bem variadas.

Então aproveitei que tenho dois bebezinhos na família no momento, para matar a saudade, e fazer umas papinhas pros pequenos!  

Além disso, li uma mensagem hoje que é bem a minha cara... "Cozinhar é uma maneira de amar os outros" ... E eu acho que é bem isso mesmo... pelo menos pra mim... Faço com prazer, coloco amor, e o fato de alimentar, nutrir e acalentar que a comida tem, é um estímulo pra mim.

Resolvi postar porque tenho algumas amigas que estavam curiosas pra saber do que eram, como fiz, e ai estão...

Bom, vamos às papinhas...

Primeiro, é importante que você siga as orientações do seu PEDIATRA a respeito. Fazendo o acompanhamento devido, ele vai orientar a cada fase, o que já está liberado para a criança. Isso é muito importante, há certos alimentos que só devem ser dados de acordo com a idade. (como peixe, ovos, mel, e algumas frutas vermelhas...)

Essas receitas que seguem são para crianças que estão com 7 meses. Eles já estão liberados para legumes, verduras, carnes, grãos... E já estão comendo sem a necessidade de passar pela PENEIRA.
 ( IMPORTANTE, tenho visto bastante gente falar que bate a papinha no liquidificador... no meu caso, o pediatra do meu filho nunca deixou bater... desde a primeira papinha, ele aconselhou a PASSAR A PAPA POR UMA PENEIRA! O motivo:  é que, ao mastigar os alimentos, o bebê estimula os músculos da face, essenciais para o desenvolvimento da fala e da deglutição. Além disso, as papas líquidas têm menos fibras. O melhor jeito de preparar a refeição é amassar os alimentos com garfo ou socador e, se for o caso, passá-los na peneira em seguida.Isso é sério gente!!! Tem crianças que não aprendem a mastigar! Isso pode acarretar muitos problemas futuros!

Uma dica: eu fazia sempre de 3 ou 4 panelas de uma vez... isso ajuda muito no dia a dia, que sabemos bem, é muito corrido para uma mamãe! Além de ficar diversificado, e o bebê não ter que comer todo dia a mesma papinha! É só peneirar tudo, colocar em potinhos próprios para isso bem fechadinhos ( pode ser tupperware comum, mas eu aconselho deixar só pra isso, pra não pegar gosto de outros alimentos...) e congelar. No dia de usar, se der tempo tira antes pra descongelar na geladeira, se não der...microondas...!

**Mas nunca faça 3 panelas grandes cheias para que não fiquei muito tempo as papinhas no congelador e tbem para que o bebê não enjoe.

Fiz as papinhas mais ou menos com o que comprei para o consumo da casa exceto pelo cará e pela erva doce, que vi numa receita de papinha da Mayra Abucham (Dedinho de Moça) e comprei pra isso!
Por isso, acabei fazendo duas com a mesma carne ( o frango)
Pra mim, o ideal não é fazer isso, eu costumava colocar em cada panela um alimento de cada grupo e se possível, não repeti-lo. ( dos grupos verdura e legumes 2 normalmente)

Fiz 3 sabores:

* 1.  abóbora paulistinha com frango e lentilha

* 2. cará, erva doce, carne moída e batata doce

*3. beterraba, cenoura, brócolis e frango

Ingredientes: (Eu não sigo receitas, quase nunca! Então é tudo meio no olho! a quantidade a seguir deu para 2 potinhos de papinha de 200ml cada, de CADA SABOR!)

1.:  1 cebola, 1 filé de peito de frango, 1 tomate sem pele e sem semente, 1/2 xic. de lentilha, 1 abobora paulistinha ( com casca, bem lavada na escovinha! e sem sementes)

2.: 1 cebola, 1 xícara de carne moída, 1/2 xícara de erva doce(IMPORTANTE: não é aquela semente de erva doce que coloca no bolo de fubá hein! é o vegetal mesmo!!!!terceiro potinho da coluna do meio!) 1 batata doce, 1 cará.

3.: 1 cebola, 1 filé de peito de frango, 1 cenoura pequena, 1 beterraba, 5 buquês de brócolis, um punhadinho de macarrão de arroz)

ervas para temperar a gosto!

Você faz como uma sopa normal, refogando a cebola e alho primeiro (Ah esqueci de colocar o alho na foto!!!!mas ele entrou no tempero!), e os demais ingredientes, (segui a ordem que está na foto, de baixo para cima). Após estar tudo refogadinho, acrescento água FERVENTE ( importante, pois se colocar água fria você para o cozimento do alimento e algumas preparações podem até endurecer por isso). Coloque água até cobrir, e cozinhe dependendo do que tiver na panela. 

Na pressão coloquei a de beterraba e a de lentilha, que demoram mais para cozinhar! A panela que não era de pressão tinha ingredientes que cozinham mais rápido e vc vai testando, e vendo o ponto do cozimento. A pressão deixei uns 30 minutos, abri, vi que a de beterraba ainda não estava molinha e deixei mais uns 10 minutos...

No meu caso, já não precisava mais penerar, então deixei tudo cozinhar bem, de maneira que amassando com um garfo ficasse na consistência que queria. O frango desfiei e depois ainda cortei no sentido contrário com a faca, pra ficar bem miudinho.

**ATENÇÃO!!!!!!
Comida de bebê deve conter a menor quantidade de sal possível! Invista em temperos como ervas frescas ou secas (salsinha cebolinha, manjericão, tomilho, alecrim...), alho, cebola, para que fique saborosa, e que a falta do sal não faça diferença, assim a criança sente melhor O SABOR DO ALIMENTO. ( não tem problema que a beterraba seja adocicada e a papa consequentemente fique mais pra docinha... eles não conhecem o sal e não precisam dele!!!!)   ***Uma pitadinha basta!!!***

NUNCA USE CALDOS PRONTOS!!!! Aqueles de cubinho ou em pó... NUNCA!!! 


Bom, espero ter ajudado alguma mamãe com as minha dicas!!!!








terça-feira, 25 de março de 2014

Geleia caseira de jabuticaba!

Meu filho adora jabuticaba! Ganhou uma travessona cheia delas da minha prima, vieram direto da roça, fresquinhas, orgânicas!

Então me veio a idéia de usar um pouco para fazer uma geleia, para que ele levasse no pão para a escola, já que nesse item ( pão!) tenho um pouco de dificuldade! Ele não é muito chegado, come, mas não é sua preferência! E gosta sempre de pão com nutella... o que vamos combinar, é uma delícia, mas não pode ser servido assim, todo dia para a criança!

Daí a melhor parte, envolvê-lo no preparo, para que ele ficasse com ainda mais vontade de comer essa geleinha!  E deu certo!

A receita é a seguinte:

Para 500g de jabuticaba,
usei 250g de açucar ( eu usei o demerara, que é mais saudável que o refinado, e tento substituir sempre que posso) *vide explicação no final da postagem!
água para cobrir.

Muito fácil! segue:

Pese os ingredientes,



Coloque na panela,

Cubra com água,


 Amasse um pouco, para as jabuticabas estourarem,


Leve tudo ao fogo baixo, por uns 40 minutos...  (não tampe!!!! vai transbordar!!! aconteceu comigo!).

Depois desses 40 minutos, passe tudo por uma peneira, para separar os caroços e cascas do líquido...

Descarte o que sobrou na peneira e volte i líquido ao fogo por mais uma meia hora... Ela vai ficar mole ( eu achei que não ia virar nada!!!), mas é assim mesmo!

Daí você coloca em um vidro esterelizado, e deixa esfriar. Leve para a geladeira, e abra só no dia seguinte! 

tcharãããmm!!! Virou uma geleia! De consistência firme e tudo!

Olha só a lancheira do meu filho do dia seguinte...:
Jabuticabas, suco integral de maçã, e pão de macadâmia e chia com GELEIA DE JABUTICABA!!!!!


Nota sobre o açúcar demerara:

Demerara
Também usada no preparo de doces, esse açúcar de nome estranho é um dos tipos mais caros. Ele passa por um refinamento leve e não recebe nenhum aditivo químico. Por isso, seus grãos são marrom-claros e têm valores nutricionais altos, parecidos com os do açúcar mascavo
        Mascavo
É o açúcar bruto, escuro e úmido, extraído depois do cozimento do caldo de cana. Como o açúcar mascavo não passa pela etapa de refinamento, ele conserva o cálcio, o ferro e os sais minerais. Mas seu gosto, bem parecido com o do caldo de cana, desagrada a algumas pessoas 
       Refinado
Também conhecido como açúcar branco, é o açúcar mais comum nos supermercados. No refinamento, aditivos químicos como o enxofre tornam o produto branco e delicioso. O lado ruim é que esse processo retira vitaminas e sais minerais, deixando apenas as "calorias vazias" (sem nutrientes) 

Para ver a matéria completa: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quais-as-diferencas-entre-acucar-cristal-refinado-demerara-e-mascavo

Essa questão do açúcar é bem interessante pra se pensar... Depois que vi em vários lugares, comecei a cortar o açúcar branco aqui de casa.


 Experimenta e depois me conta! :)


terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Jantar Romântico!

No último dia 20 comemorei 8 anos de união com meu amor! Era uma segunda feira, e resolvi fazer um jantarzinho em casa mesmo!

Eu tava louca para fazer uma massa com camarão ao molho de limão siciliano, mas quando cheguei no mercado e me deparei com o preço do camarão grande, desisti!!!hihihi

Optei pelo risoto por ser uma prato que adoro, mas que não faço com frequência, primeiro porque tem que comer na hora, e meu marido nunca tem hora certa pra chegar, e segundo, porque vamos combinar, dá trabalho!!!rsrs  E eu gosto de coisas práticas... Anyway...

Vamos aos pratos!

Entradinha: Um pãozinho francês bola com recheio de palmito, requeijão e queijo muçarela!


Muito simples e sem receita!  Na verdade quando fui no mercado naquela tarde tinha acabado de sair esse pãozinho, tão fofo e cheiroso que resolvi levar, e só em casa resolvi o que fazer! Tirei o miolo, coloquei palmito desfiado, requeijão, a muçarela e levei ao forno... aliás, esqueci no forno como podem ver, passou um tantinho... mas ainda assim, tava uma delicinha!
PS: detalhe para os coraçõezinhos feitos de tomate cereja!


Prato Principal: Risoto de limão siciliano e tiras de bombom de alcatra com molho de limão siciliano

Parece uma redundância, dois pratos com o mesmo "tempero-chefe" (rs) mas ficou muuito saboroso, e casaram perfeitamente!

Para o risoto:
1 xic de arroz arbóreo
1 cebola picadinha
1 xic de vinho branco
500 ml de caldo de galinha
suco de 2 limões sicilianos
1 col de manteiga
queijo parmesão ralado (a gosto) eu gosto de bastante! uma xícara mais ou menos! Ah, e por favor, compre o queijo, e rale na hora... o de pacotinho fica completamente diferente!

Então, é o preparo básico do risoto, refoga a cebola num pouquinho de azeite, depois refoga o arroz, acrescenta o vinho, vai mexendo até evaporar, e começa com o caldo... aos pouquinhos, mexendo até evaporar, e assim vai até ficar cozido al dente. (ah, o limão: coloco metade na metade do cozimento, e o resto quando já está no ponto.) Finaliza com uma colher de manteiga, e o parmesão. Mexer bem e servir imediantamente!

A carne:
1bdeja de bombom de alcatra ( desculpa, esqueci de marcar o peso) mas veio em uns 3 pedaços...
sal
pimenta do reino
azeite
creme de leite fresco (sem medida, a olho mesmo!o suficiente pra fazer o molhinho)
suco de um limão siciliano.

Bem simples: temperei a carne com o sal e a pimenta, na hora. Coloquei numa frigideira já quente e untada com azeite. Selei a carne, e qdo ficou bem douradinha, tirei, e fatiei, em tirinhas finas. Pro meu marido já estava no ponto, então dividi e uma parte coloquei um pouquinho a mais na frigideira pq gosto de mais bem passada. Pronto, carne pronta, retirei da frigideira e reservei junto com a outra, agora, joguei creme de leite fresco na frigideira, que tinha todo aquele suco e o queimadinho da carne, ferveu um pouquinho e joguei o limão, mexe bem pra encopar...

Dai é só montar o prato. Dica: faça primeiro a carne, e vá começando o risoto, se tiver pratica, se não, faça a carne, reserve, faça o risoto e qdo estiver finalizando o risoto esquenta a carne dentro do molho!


Agora, a sobremesa!!

Grand Gateau com sorvete Dilleto!


Essa receita eu peguei no blog Monta Encanta e vc pode ver aqui nesse  link!
 Por minha conta foram as avelãs e o sabor do sorvete! (menta! amo!)

Bom e foi assim... Espero ajudar alguém que esteja querendo preparar um jantarzinho especial!!!